segunda-feira, 26 de abril de 2010

Tendências em decoração para 2010 | Eu Decoro

Ano novo, casa nova. Quer vá decorar um espaço completamente novo ou simplesmente redecorar uma divisão do apartamento, saiba quais as principais tendências em decoração para 2010, quer em termos de ambientes e mobília, quer em termos de cores e padrões.
Decorar a reciclar: certamente influenciado pela crise económica mundial, reciclar e reutilizar todo e qualquer apontamento decorativo – desde mobiliário a têxteis – vai ser uma forte tendência em 2010, mas também porque viver uma vida mais verde e mais simples tornou-se num lifestyle cada vez mais apelativo. Em adição, tudo o que é antigo e vintage, recebido em herança ou encontrado numa feira de velharias, volta a ter o seu encanto.
Mistura de épocas: juntar peças antigas e contemporâneas será uma das grandes modas na decoração de interiores para o novo ano. Misturar peças de épocas distintas – caso do retro com o moderno, o tradicional com o romântico – vai criar uma decoração eclética e original.
Decoração verde: ainda dentro da mesma tendência, os produtos verdes continuam a ganhar em popularidade, quer seja mobília produzida com madeira sustentada, objetos de design criados a partir de material reciclado, iluminação LED, tecidos e tintas orgânicas.
Toque de glamour: mesmo com a atual conjuntura económica, uma decoração simples pode e deve ser abrilhantada com algumas peças à altura, nomeadamente vidro e cristal, sem esquecer apontamentos de prateado, dourado e outros metálicos para um toque de sofisticação.
Exclusividade: cada vez mais se procuram peças decorativas que não só são originais, como exclusivas e, se forem feitas à mão, ainda melhor. Esta tendência veio mesmo para ficar, acrescentando-se ainda a vertente “faça você mesmo” para aqueles que gostarem de construir as suas próprias decorações… assim, mais ninguém tem de certeza!
Papel de parede: o papel de parede dificilmente sai de moda, quer seja num modelo ousado a destacar uma única parede ou a forrar uma divisão inteira, mas num modelo mais discreto. Para 2010 espere ver cores vibrantes (roxo, framboesa, verde-relva, castanho-acinzentado…), motivos florais e de inspiração retro, assim como papel de parede com textura.
Mix cultural: para além de desenhos geométricos ousados (listas, círculos, mosaicos), os padrões para os têxteis de casa com maior destaque vêm de todos os cantos do mundo – símbolos nativo-americanos, orientais, étnicos, aborígene e tribais africanos, mas incluem ainda bordados, patchwork, motivos florais e botânicos, padrões animais, de aves e até inspiração retro.
Mobiliário modular: uma das fortes tendências de 2010, é perfeito para espaços pequenos e/ou para ir acrescentando conforme necessita ou pode. Multifacetada e contemporânea, vão existir soluções modulares para todos os cantos da casa.
2-em-1: para além disso, outra orientação para o novo ano passa pela fusão de espaços ou seja a criação de zonas 2-em-1, de forma a rentabilizar a habitação. Algumas ideias passam, por exemplo, pela criação de um espaço de escritório na cozinha ou abrir a mesma à sala de jantar; dar nova vida ao quarto de hóspedes, podendo funcionar, simultaneamente, como um quarto de vestir.
2010 com cor: as cores dominantes que vão decorar o novo ano incluem cinza, branco, amarelo ácido, verde relva, vários tons de azul (aquático, turquesa, petróleo), vermelho saturado, tangerina, violeta, lilás, rosa suave, tons terra e de inspiração étnica.
Tendências em decoração para 2010 Eu Decoro

O filme